sábado, 14 de abril de 2012

URE TIMON – GESTÃO NOTA 10 - EDUCAÇÃO: QUALIDADE EM FOCO

Primeiro gostaria de justificar o atraso nas postagens, tenho sido muito cobrado pelos colegas que acompanham este Blog. Prometo que as atualizações serão normalizadas, tenho muita coisa para publicar principalmente sobre educação e cinema.

Pois bem, no inicio deste ano tive a honra de ser convidado pelo professor Mauricio Ângelo para compor a Equipe do Programa Gestão nota 10 da URE de Timon (click para conhecer mais). Estou bastante entusiasmado, pois sou um militante na defesa da educação e tenho convicção que as transformações sociais que tanto necessitamos só serão possíveis através de uma educação de qualidade (click aqui).

O Gestão Nota 10 é o resultado de um convênio entre o Governo do Estado/Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos e o Instituto Ayrton Senna (conheça mais clicando aqui).

O Programa é direcionado a capacitação dos gestores das escolas públicas e acompanha as escolas do ensino fundamental, e a partir desse ano as de ensino médio também. Nós trabalhamos com indicadores e metas gerenciais, capacitação dos profissionais em serviço e informação em tempo real, o que permite a identificação dos principais entraves para o sucesso da aprendizagem. 

Equipe G10 - URE Timon
Com esta nova missão em minha vida passei todo o mês de março estudando o Programa, participando das capacitações e aprendendo com os colegas da URE Timon.

Gestoras de Parnarama
Depois disso, neste mês de abril, arregaçamos as mangas e iniciamos os trabalhos com toda a garra, característica principal da equipe que faço parte.


Ontem, realizamos a primeira FOCO (Formação Continuada) dos gestores das escolas que compõem a URE Timon (Timon, Parnarama e Matões).

Profª Maria do Amparo - Anfitriã 
O encontro foi realizado na Escola Dr. João Lula. A nossa anfitriã, professora Amparo, agradeceu a presença de todos, destacou a importância do Gestão Nota 10 para a melhoria da qualidade do ensino e abriu as portas da escola para todos os presentes. 




A coordenadora da escola, professora Raissa, deixou todos deslumbrados com uma apresentação do resultado do trabalho realizado pela escola. O que vimos foi uma escola acolhedora, aberta para a comunidade e composta por uma equipe muito unida e competente. Destaque para os simulados bimestrais, preparatórios para o Enem, (veja o meu post sobre os índices educacionais) o dia de beleza, onde a escola ofereceu diversos serviços a comunidade como, corte de cabelo, manicure, reunião de pais e mestres na escola, uma banda musical formada pelos alunos, realização de palestras, enfim, a escola está de parabéns.(comparo a Hogwarts).

A líder da nossa equipe, professora Francisca Saraiva Carneiro, abriu o encontro agradecendo a presença de todos e desejando um dia proveitoso para todos os presentes. Durante todo o dia ela comandou os trabalhos fazendo intervenções quando necessário, orientando os debates, tirando as duvidas e cuidando da logística.

A acolhida musical ficou a cargo do valoroso membro da nossa equipe, professor Adailton, que trouxe parte da sua banda gospel para energizar os presentes com musicas que exaltavam a amizade e a familia. (conheça um pouco mais a Banda Semear clicando aqui) . Ele não sabe, mas na hora do intervalo para o almoço eu me apoderei na cara dura da guitarra dele e com o coral formado pelas professoras Altina e Francisca Soares cantamos Meiga Senhorita, Anunciação e Eu só quero um xodó.

Durante todo o dia fizemos reflexões, formamos grupos de estudo, analisamos os dados referentes ao ano de 2011, socializamos experiências de práticas de gestão, fizemos avaliações dos trabalhos e estudos realizados, entre outras atividades. (quer lê mais sobre o assunto? Click aqui) e (aqui) .

Gestores de Matões
Ao final do encontro, os gestores fizeram uma votação e decidiram por unanimidade que a próxima FOCO será no município de Matões e os anfitriões serão os gestores daquele município,Professora Roseglay Cardoso(U.E.Eugênio Barros) e professor Raimundo Pereira Altino(CE João Paulo I)



Com o objetivo de motivar os gestores para superar os obstáculos eu mostrei o vídeo do Joseph Klimber, funcionou mais do que eu esperava, quando terminou, choveu de diretor no meu pé com uma pen drive na mão querendo o vídeo, foi muito legal. Veja o vídeo abaixo:


O tema da nossa primeira FOCO foi EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NO SÉCULO 21, onde discutimos a importância da liderança do diretor na gestão da escola e a necessidade de voltarmos nossos esforços para a qualidade da aprendizagem do aluno.


Durante o encontro afirmamos que o nosso objetivo enquanto gestores é estabelecer um novo olhar sobre a educação, precisamos nos preocupar com a formação pessoal e profissional dos nossos alunos, preparando-os para o futuro.

O fato é que atualmente nós somos IMIGRANTES digitais trabalhando com NATIVOS digitais, precisamos nos adaptar a essa nova realidade.


O Brasil tem um déficit enorme com a educação e o nosso desafio agora é sanar esse déficit e melhorar a qualidade. 


Atualmente comemoramos a conquista de quase a totalidade do acesso da população ao ensino fundamental, mas em qualidade ainda estamos longe do mínimo aceitável.
No encontro todos concordamos que para atingir as metas que queremos, precisamos planejar, e mais, tem que haver o acompanhamento para garantir a realização do que foi planejado.


Educar para a vida é promover um ser consciente, reafirmar valores, respeitar as diferenças. Todas as mudanças que a nossa sociedade precisa só serão atingidas através da escola. Precisamos encarar essa realidade como um desafio.
A ESCOLA É O MOTOR DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS.

2 comentários:

  1. Parabéns pela nova missão.Postagem excelente como sempre.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado professora, em breve lhe farei uma visita no NTE
      Abraços

      Excluir