quinta-feira, 16 de junho de 2011

As agruras da docência


A propósito do que comentei aqui sobre as agruras da docência, lembrei que estou acompanhando um formando em História da UESPI, o professor Marcos, iniciante no magistério. É um jovem idealista e cheio de garra.
Ele iniciou o estágio acompanhando minhas aulas e depois assumiu as turmas do ensino médio sob minha supervisão. Eu procuro deixá-lo a vontade, ele escolhe os conteúdos, faz o planejamento, escolhe os métodos e técnicas de trabalhar, enfim, tem toda autonomia.
Quando iniciamos o estágio, a primeira coisa que falei pra ele foi mais ou menos que “o processo de aprender a ensinar se dar a partir do exercício da profissão” e que ele procurasse não incorporar a sua pratica os meus vícios, que tentasse sempre testar varias formas de trabalho, procurasse sempre se reciclar pois a sua formação seria continua. Disse isso porque tenho consciência que a trajetória inicial de qualquer profissão gera anseios, incertezas e medo de errar. O professor iniciante geralmente está cheio de perspectivas e vê a escola como lugar, cujo espaço constrói concepções e saberes.
 Lembrei da frase: “devido à conjuntura da escola esse jovem profissional acaba se engessando, seguindo os professores mais antigos e no final ele acaba se adaptando a cultura da escola”. Não quero que isso aconteça com ele nem comigo.
Hoje perguntei ao Marcos qual o conteúdo que ele iria trabalhar com os alunos, ele me disse que seria A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917, então fomos para sala, fiquei só observando e relembrando o meu tempo de estagiário. Destaque para o idealismo, a vontade de mudar o sistema, o capricho na exposição dos conteúdos. Uma coisa que me chamou a atenção foi a utilização de recursos tecnológicos, como o notebook e o data show. Percebi como a Professora Maria Regina Guarnieri tem razão, pois eu continuo aprendendo.
Devido aos fatores expostos pela a autora eu inda não tinha incorporado estes recursos em minhas aulas, pelo menos pelos não naquela turma, mas o Marcos o fez, e ao observar os resultados, sai da aula inspirado a fazer o mesmo.
















4 comentários:

  1. Pádua é verdade que como professor precisamos estar sempre nos atualizado, pelo nosso próprio bem e pelo bem da nossa sociedade, pois só assim nos sentiremos como verdadeiros construtores do saber nesta sociedade tão exigente e competitiva.Valeu!

    ResponderExcluir
  2. O professor encontra várias barreiras para continuar a sua formação,entre elas destaco o fato de que para conseguirmos um salário próximo do digno temos que trabalhar 3 turnos em várias escolas e em vários sistemas de ensino. Mas cabe a ele, professor procurar caminhos que possam facilitar a sua eterna formação.

    ResponderExcluir
  3. Os recursos tecnológicos realmente imprimem uma nova dinâmica no trabalho da docência. Vale ressaltar que o data show e notebook são mídias que quando bem utilizadas ajudam e facilitam o proceso de ensino e aprendizagem. Parabéns pelo blog professor Pádua.

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigado Professor!!!!!!!

    Realmente vc tem razão, precisamos

    acompanhar as transformações!!

    Abração

    ResponderExcluir