sexta-feira, 17 de junho de 2011

O uso da informática na educação

Hoje ao conversar com meus alunos do C. E. Cônego Jesus de Moura Soares, percebi que eles estavam eufóricos, quis saber o motivo e eles me disseram que tinham concluído, com o auxilio do Professor Jeferson, a inscrição no programa Aluno Integrado.
Diante do fato eu fiz uma rápida pesquisa internetal sobre o referido programa e aprendi que é na verdade um curso de qualificação profissional em tecnologia digital, na modalidade à distância, para alunos da rede pública de ensino. Tem como objetivo principal oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Após o curso os alunos estarão aptos a atuarem como monitores nos laboratórios de informática e no auxílio às rotinas educacionais e pedagógicas realizadas pelos professores, além de potencializar a inserção do estudante no mercado de trabalho.

Gostei muito do conteúdo programático:

Módulo 1 - Introdutório (20h): Educação a Distância, Sociedade em rede e Evolução da Informática.
Módulo 2 - Hardware (60h): Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.
Módulo 3 - Sistemas Operacionais (60h): Introdução aos Sistemas Operacionais, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Arquivos, História dos Sistemas Operacionais e Sistemas Operacionais Modernos.
Módulo 4 - Manutenção de computadores (40h): As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem.

Considero importante tal investimento, pois é fato que o uso das TICs está em expansão no Brasil e no mundo. Isso significa que mais profissionais qualificados serão necessários para dar conta da demanda em ambientes educacionais, empresas e outras instituições.
Como disse anteriormente, considero essencial tal investimento, pois é inegável que diante do avanço tecnológico precisamos cada vez mais utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares.
Mas também temos que ressaltar que muito ainda precisa ser feito pois, embora muitas escolas possuam essas tecnologias disponíveis, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas longe do manuseio de alunos e professores.
Esta parceria entre educação e tecnologia é muito difícil de ser efetivada. No que se refere a tecnologias digitais, principalmente, os professores mais conservadores tem dificuldade de interação. Eles já admitem utilizar o computador e a internet para preparar suas aulas, mas não conseguem ainda utilizar os mesmos nas suas atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico.
Para que se implemente uma política eficiente de ensino especializado em informática, não basta saber utilizar bem as ferramentas. É desejável que gestores e professores tenham um planejamento consistente e objetivos bem definidos a fim de se alcançar resultados adequados.
A Informática deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.

3 comentários:

  1. É isso ai, Pádua muito bom o seu comentário sobre programa. Realmente abre novos caminhos para os alunos dando -lhes oportunidade de mudança.
    Parabéns

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  2. agora eu aprovei esse poste que vc fez....waleu pádua...bjoss e boa sorte*_*

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  3. Rosilene, Brigado, realmente é um bom Programa.
    lays rayane, que bom q vc aprovou!!! Bjs!

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