terça-feira, 14 de junho de 2011

O ADVENTO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

O processo de ensino-aprendizagem esta exigindo do professor cada vez mais; Dedicação, conhecimento e atualização, no mundo contemporâneo, essas exigências tem cobrado um novo método ou nova pratica que possibilite ao professor repassa os conteúdo ministrado de uma forma dinâmica, eficiente e prazerosa.
Neste trabalho, o computador vem fascinando o mundo com sua praticidade e eficiência. Nesse contexto o Governo Federal tem se esforçado para garantir uma educação de qualidade. Fazendo com que os educadores possam se formar e ou continuar sua formação através de programas educacionais criados no intuito de ampliar os horizontes frente a esse desafio.
Contudo, os programas educacionais como: proinfo, e-proinfo, plataforma freire, portal do professor, universidade aberta e outros destinados aos professores, é de suma importância para garantia de que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) permaneçam nesse cenário.
O ministério da educação (MEC), no âmbito de suas atribuições coopera com o melhoramento das escolas e dos profissionais da educação com investimentos em alguns setores permitindo tal avanço no sistema de ensino como:
o       INFRAESTRUTURA: recursos necessários para o desenvolvimento de projetos utilizando as Tics na escola. Como laboratórios de informática, manutenção e orientação por profissionais qualificados.

o       CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DE REDES DE APRENDIZAGEM: por meio de portais educacionais e redes sociais, como forma de garantir o acesso.
 Por exemplo: Portal do professor - SITE do ministério da educação destinado a incluir professores que vivem fora dos grandes centros urbanos no ambiente de tecnologias educacionais.
O conteúdo do portal inclui sugestões de sala de aula de acordo com cada componente curricular, bem como recursos tais como vídeos, figuras, mapas, áudios e texto, que contribuem para tornar o estudo mais dinâmico e motivador. 
Curso de especialização à distância em mídias na educação – é um programa de educação a distancia com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias de informação. Um computador por cada aluno (UCA). Onde cada aluno da escola recebe um computador para iniciar sua inclusão no mundo das tecnologias.

o       FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES: considerando o novo perfil de aluno e a chegada de diferentes recursos à escola.

O proinfo, proinfo integrado, e-proiinfo e universidade aberta fazem parte desses projetos.

Proinfo - programa nacional de tecnologia educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede de educação básica. Levam do às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.
Proinfo integrado – é um programa de formação voltado para o uso didático - pedagógico das tecnologias da informação e comunicação TCIs no cotidiano escolar, articulado á distribuição dos equipamentos tecnológicos e recursos multimídias e digitais oferecidos pelo portal do professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo domínio publico e pelo banco internacional de objetos educacionais.
e-proiinfo – é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distancia, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas ouras formas de apoio a distância e ao processo ensino – aprendizagem.
 Com a chegada dos computadores nas escolas também está sendo introduzida outra grande fonte de conhecimento, a internet. Existem sites que podem explorar todos os tipos de conhecimentos.
 Os alunos dessa nova geração tem contato cada vez mais cedo com essa ferramenta, estão aprendendo a manuseia o computador e até mesmo navegar na internet. Que pode ainda mais ajudar os alunos a formular, criticar e acomodar esses conhecimentos, a sua realidade. “essa cultura está entrando forçosamente na sala de aula, e desafia o professor a trabalhar com o mundo no qual vivem os seus alunos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário