sábado, 8 de junho de 2013

I CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES E SUPERVISORES REGIONAIS DE ACOMPANHAMENTO.

Esta semana finalizamos a capacitação para o novo sistema de acompanhamento das escolas da Rede Estadual. Esse acompanhamento não é novidade para mim, visto que sou remanescente do PGN 10.(confira aqui meu ingresso no PGN 10) 
Mesmo após minha saída do PGN 10 continuamos parceiros (confira aqui)        (e aqui) 


O treinamento teve como objetivo promover a interação entre os diversos setores da Seduc e as 19 Unidades Regionais de Educação (URE's), apresentando, através de palestras e dinâmicas, aspectos necessários à efetivação do acompanhamento integrado das escolas.


A iniciativa visa, ainda, o aumento da eficiência da rede pública estadual de ensino, focando na gestão da aprendizagem, do ensino e da rotina escolar, além dos aspectos administrativos e financeiros.


Iniciamos a capacitação ao som da Orquestra Filarmônica de  Berlim & Scorpions emocionando a platéia com a musica Wind of Change. Eu me impressiono sempre que ouço o solo do Rudolf, é de arrepiar.




O Secretario Pedro Fernandes, ressaltou que o acompanhamento escolar, é uma importante ferramenta na busca pela melhoria da aprendizagem dos alunos, pois permite visualizar a situação real de toda a rede, fornecendo dados que fomentem o planejamento e execução de ações.


A secretária-adjunta de ensino, Leuzinete Pereira, explicou que a capacitação faz parte das ações de elaboração e implantação do Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama), que irá centralizar os dados referentes a toda a rede estadual de ensino.



Para Rita Paulon, gerente de Projetos do IAS, as ações representam um grande avanço na gestão escolar do estado, fruto do amadurecimento da parceria com o IAS, que permitirá grandes avanços à educação no estado. Detalhe, Rita Paulon confirmou visita aos anexos da URE Timon para setembro.


Na minha opinião o ponto principal dessa capacitação foi presenciar in loco o envolvimento de todos que compõem o núcleo gestor da SEDUC , ao ouvir o Secretário, a  professora Leuzinete, a professora Rita Paulon e os demais membros da equipe percebíamos a garra e o compromisso de todos no sentido de melhorar os índices do Maranhão.



Sabemos que o desafio é grande, mas confio plenamente na equipe e sei que conseguiremos fazer um bom trabalho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário