sexta-feira, 2 de março de 2012

A INSUSTENTÁVEL DUREZA DE SER, PROFESSOR.



Nas últimas semanas convivemos com a expectativa da divulgação do novo piso salarial dos professores. Confesso que me iludi, coisa rara, pois há tempos que não tenho ilusões,(confira aqui) mas esse ano seria diferente, afinal o STF acabara de sacramentar a lei.



O fato meus amigos, é que a minha decepção foi imensurável. Não tenho como descrever minha tristeza (já falei sobre isso aqui) ao saber que mais de 700 prefeitos e vários governadores, de diferentes partidos (isso diz muito, DIFERENTES PARTIDOS) foram a Brasília e estão aguardando ansiosamente a aprovação de uma lei na Câmara Federal que corrige o reajuste do piso pelo INPC, um índice de aproximadamente 6 por cento ao invés dos 22 por cento anunciado pelo MEC.



O agravante é que está claro que ninguém vai cumprir a tal lei do piso, isso é lamentável! Aqueles que deveriam promover o avanço social do país não o fazem, e pior, legislam contra os profissionais que são fundamentais em tal tarefa.




O estado vê nossa categoria de uma forma totalmente deturpada. No Brasil o professor é visto como o Messias da educação; é um ser dotado de inesgotável força de vontade que deve estar permanente disposto a se superar no cumprimento de sua missão.(Missão é o c@&&*@) 

 
A realidade atual é de desvalorização do professor, baixos salários, descaso, desrespeito, imposição de políticas pedagógicas. Tudo isso somado tem reflexos, o professor perde a motivação, não tem prazer em dar aulas, resigna-se em sua frustração.

E ainda temos um agravante, conseqüência desse ciclo que acabo de descrever, a sociedade não faz cobranças por melhorias na educação, pois não enxerga sua importância.




Diante disto, o governo reduz o problema da educação ao voluntarismo. “Escola da família”, “amigo da escola”, “escola para todos” são termos que nos mostram que cabe a comunidade e aos professores resolver os problemas da educação.

Quando ligamos a TV assistimos a propaganda oficial de um professor esforçado, voluntarioso, feliz, decidido a resolver os problemas da educação...... Educação não é auto-ajuda!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Infelizmente Maria Das Graças essa é a realidade do Brasil. Aqui no Piaui o Governo anuncia aumento de 6% e não de 22% como manda o MEC. Que p@&*# de 6ª economia é essa?

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O TEXTO.....UMA REFLEXÃO DELICIOSA E TRISTE....MAIS É A REALIDADE E NÃO TEMOS COMO FUGIR DELA.O PROFESSOR COM CERTEZA É TD ISSO E MUITO MAISSSSSSS

    ResponderExcluir