terça-feira, 21 de junho de 2011

Transformando garrafas PET em artesanato

Há mais ou menos duas semanas que eu venho discutindo com os meus alunos o tema reciclagem e reaproveitamento de garrafas PET. Abordamos vários pontos como: distinguir no lixo embalagens que podem ser reaproveitadas e/ou recicladas; descobrir possibilidades de reciclagem/reutilização das embalagens PET e compreender a importância da coleta seletiva.

Eu sempre quis trabalhar esse tema, pois hoje em dia o uso desse tipo de embalagem é muito grande. Em sua maioria os materiais plásticos ocupam muito espaço nos aterros devido a dificuldades de compactação e por sua baixa degradabilidade. As embalagens plásticas lançadas indevidamente no ambiente contribuem para entupimentos, propiciam condições de proliferação de vetores, prejudicam a navegação marítima e agridem a fauna aquática, além de causarem mau aspecto estético.

Eu lembro que quando eu era criança, lá em casa sempre reaproveitávamos as latas de flandres e outras embalagens. Atualmente observamos que o uso das embalagens PET está crescendo e substituindo embalagens como: latas de flandres, vidros e outros.
È comum observarmos o PET em garrafas de suco, refrigerantes, óleos vegetais, água mineral.   
Pois bem, depois de muita pressão, digo, discussão, os alunos apresentaram os produtos que fizeram reaproveitando as embalagens. Para melhorar, a minha colega, professora Solange, levou a idéia para as outras turmas, de modo que todas as sèries participaram.
O resultado foi uma variedade de produtos: porta-trecos, flores, porta-canetas, potinhos. A criatividade rolou solta. O mais importante é que refletimos sobre a importância da reciclagem, pois cada vez mais se faz necessário o cuidado e a atenção com o meio ambiente.

4 comentários:

  1. pádua...mas uma vez te parabenizo por um trabalho excelente como esse*_* a reciclagem é realmente fundamental para o meio ambiente...boa sorte...uma abraço de sua aluna qrida lays.

    ResponderExcluir
  2. MAs acho q ta faltando algo...a sua foto com todos os alunos do 2º ano...vai ficar devendo essa hem..bjoss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela criatividade.Acredito que está inspiração ainda trará um forte impacto na cultura ecologica da sociedade.Parabéns a todos os alunos pelas ideias.....
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Brigado lays rayane, vc é que está de parabéns por ser uma aluna dedicada e engajada .... Não encontrei a tal foto, rsrsrsr! xero!!!!!!!!!

    Professora Rosilene que bom que vc gostou, espero que essa idéia floresça entre todos. Abraços!

    ResponderExcluir